Ardiles Lima Joomla

Joomla

 

A Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura (FUNDEC) do Instituto Superior Técnico (IST) promove, nos próximos dias 20 e 27 de janeiro, em Lisboa, o curso “PSS e Coordenação de Segurança na Construção“. Dirigida a Engenheiros Civis e Arquitetos que desenvolvem a sua atividade na área da segurança do trabalho na construção, esta ação de formação incidirá sobre o enquadramento legal e prática profissional no domínio.

O conjunto de temas do curso incluirá o risco e os equipamentos de proteção, equipamentos de proteção coletiva, equipamentos de proteção individual, organização do estaleiro, instalações sociais, legislação e regulamentação de segurança, diretiva quadro de segurança, diretiva estaleiros para a construção, as duas vertentes da segurança nas obras, o plano de segurança e saúde e a coordenação de segurança, elaboração do plano de segurança e saúde, plano de segurança e saúde em projeto e plano de segurança e saúde para a obra.

serão igualmente abordados a coordenação de segurança, funções e responsabilidades, registos da atuação, sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho, a norma no domínio e implementação do sistema.

Informações
Fernanda Correia / Vanessa Silva
Tel.: 21 841 80 42
Fax: 21 841 81 93
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: FUNDEC | Imagem (adaptada/ilustrativa): via 1Source

 

A conferência internacional Sistemas de Gestão de Controlo Ferroviário – TCMS 2016 realiza-se nos dias 10 e 11 de fevereiro, em Sydney, Austrália. O evento contará com um conjunto alargado de especialistas na área das ferrovias que abordarão tópicos como o congestionamento de redes ferroviárias, otimização do funcionamento, sinalização, segurança ferroviária, sistemas de controlo avançados, sustentabilidade e durabilidade da infraestrutura.

 

A TCMS 2016 terá como temas centrais os comboios automatizados e os sistemas de sinalização digitais. Nesse âmbito estarão em foco as tecnologias ferroviárias dirigidas ao desempenho e redução de custos, integração de novos sistemas em redes existentes, segurança ferroviária e gerindo e mitigando os riscos da transformação gradual das atuais redes ferroviárias.

Serão igualmente abordadas as melhores práticas na otimização de redes de forma a incrementar a capacidade e eficiência, integração de novas tecnologias e sistemas de sinalização em infraestruturas existentes e impacto da automatização de operações.

A edição deste ano da conferência contará ainda com quatro workshops interativos e visitas técnicas a obras e operações de âmbito ferroviário.

Fonte: TCMS 2016 | Imagem (adaptada): via TCMS 2016

 

O Centro Internacional de Qualidade & Produtividade (IQPC) promove, entre 16 e 19 de maio de 2016, no Arena Lusail, no Catar, o Congresso Mundial de Estádios (WSC 2016). Este é o maior evento global na área do projeto e construção de infraestruturas desportivas, contando com o apoio da FIFA, UEFA e de alguns dos mais destacados clubes de futebol do mundo.

 

O congresso incluirá sessões técnicas dedicadas a temas como a gestão e instalação de sinalização digital em fachadas de estádios, integração de sistemas AVAC e de segurança, integração de medidas de segurança em fase de projeto, sistemas de cadeiras temporárias, redes sem fios em instalações desportivas ou a utilização de membranas tênseis em fachadas.

Serão igualmente abordados casos de estudo relativos ao planeamento, projeto e construção dos estádios dos Campeonatos do Mundo de Futebol FIFA de 2018 e 2022, infraestruturas de transporte no Egito, Estádio Plácido Aderaldo Castelão no Brasil, o Camp Nou e Arena Bilbao, em Espanha, a construção de mega-estádios na Índia e construção e operação do Estádio do Arsenal F.C., entre muitos outros.

As inscrições no evento, que podem ser efetuadas através dos contactos abaixo indicados, têm um preço reduzido até ao dia 3 de março, variando entre 2699 USD e 4099 USD de acordo com as opções escolhidas.

Fonte: WSC 2016 | Imagem (adaptada/ilustrativa): via WSC 2016

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) definiu o esquema de funcionamento do serviço de transporte coletivo durante o feriado prolongado de carnaval. Segundo a companhia, o horário diferenciado vale a partir desta sexta-feira (13), com o início dos desfiles de blocos no sambódromo de Macapá, 100% da frota operante estará disponível até às 23h30.

Após esse horário, 60% do efetivo de ônibus estará circulando em Macapá até o término do evento no sambódromo. O esquema continua no fim de semana com a apresentação das escolas de samba, encerrando no domingo (15). A  partir de 18h, os ônibus estarão identificados informando que o veículo vai até o estacionamento do sambódromo. Todos os bairros de Macapá serão atendidos.Fotos

O programa de estágio é destinado a universitários de antepenúltimo, penúltimo e último ano de graduação dos seguintes cursos: administração, ciências da computação, comércio exterior, economia, engenharia da computação, engenharia elétrica, sistema da informação, marketing, psicologia, recursos humanos, relações internacionais e relações públicas. O programa tem duração de até dois anos e carga horária flexível entre 20 e 40 horas semanais.

Salário: não informado
Inscrições: o ano todo pelo site da Gemalto

 

No próximo dia 15, comemora-se o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. A data será celebrada com diversas ações do CAU/BR em favor da valorização da profissão, com campanha de publicidade em TV e internet, assinatura de acordo de cooperação com o Ministério da Educação, assinatura de memorando de entendimento com o Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA) e a posse dos novos conselheiros federais.

As comemorações começam já no final de semana, quando o CAU/BR começa a veicular campanha nacional de valorização dos arquitetos e urbanistas. A peça principal da campanha é um vídeo de 30 segundos, a ser veiculado no Fantástico (TV Globo) deste domingo e nos telejornais de segunda-feira. Também serão feitos anúncios nos maiores portais de internet do Brasil. Os anúncios vão tratar das principais atividades realizadas por arquitetos e urbanistas na construção das cidades.

No dia 15, o CAU/BR realiza a cerimônia de posse dos conselheiros federais eleitos para o mandato 2015-2017. O evento terá como mestre de cerimônias o jornalista Paulo Markun e contará com a assinatura de dois acordos de fundamental importância para o futuro da profissão no Brasil.

Com a expectativa de contração taxada como 'modesta', o ano de 2015 não deve ser marcado por grandes movimentações no mercado de trabalho. Com as incertezas no mercado econômico, a ordem nas empresas ainda será de tentar cortar custos, mantendo a produtividade e a rentabilidade.

"As companhias estão olhando muito mais pra dentro, buscando redução de custo e de produção para aumentar a rentabilidade. E não identificamos isso há 4 ou 5 anos, quando o cenário era de aumento de quadro para ganhar receita pela expansão", afirma André Nolasco, diretor da Michael Page.

Segundo Daniela Ribeiro, gerente sênior da Robert Half, o volume de contratação será mais enxuto em 2015, seguindo a mesma linha de 2014. "Se a empresa não tem aumento nas vendas ou receita, ela precisa reduzir e o custo com mão de obra e salário só aumentam", diz.

Daniela ressalta que os profissionais da área de planejamento financeiro vão ganhar destaque por conta do cenário econômico. "Eles olham de uma forma bem avançada dentro da área pra planejar os gastos e manter rentabilidade."

Já Nolasco ainda aposta em boas perspectivas para o setor de petróleo e gás, mesmo com os problemas da Petrobras. "Ainda é um mercado que terá muito dinheiro e mesmo com essa indefinição vai movimentar uma boa parte da economia abstrata, com novos campos", aposta.

 

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2015/01/veja-17-profissoes-que-estarao-em-alta-em-2015-segundo-especialistas.html

 

Na sexta-feira (19), o presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, realizou a cerimônia de posse dos Inspetores para a gestão de 2015/2016. Os novos inspetores receberam a posse enquanto os atuais, em fim de mandato (gestão 2013/2014), receberam os certificados relativos aos serviços prestados. “Quem assume hoje, tenho certeza que vai representar muito bem o Conselho. Vocês são o elo entre o CREA e as cidades. Quero parabenizar quem recebeu os certificados, nós todos somos ligados pela gratidão do nosso trabalho e seremos sempre o reflexo do mesmo ideal”, declarou o Eng. Capoani.

Ouvir. Este é o principal objetivo do seminário “Diálogo Confea/CNE: as Engenharias na perspectiva da demanda”. O evento será realizado entre 9h e 17h da próxima segunda-feira (15/12), na sede do Conselho Nacional de Educação, em Brasília.

Ouvir. Este é o principal objetivo do seminário “Diálogo Confea/CNE: as Engenharias na perspectiva da demanda”. O evento será realizado entre 9h e 17h da próxima segunda-feira (15/12), na sede do Conselho Nacional de Educação, em Brasília.

Ouvir. Este é o principal objetivo do seminário “Diálogo Confea/CNE: as Engenharias na perspectiva da demanda”. O evento será realizado entre 9h e 17h da próxima segunda-feira (15/12), na sede do Conselho Nacional de Educação, em Brasília.

Em sessão solene, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) comemorou, na manhã desta quinta-feira (11/12), o Dia do Engenheiro, data referente também aos 81 anos de criação do Sistema Confea/Crea, por meio do Decreto nº 23.569/1933. A sessão foi requerida pelo deputado federal Augusto Coutinho (SD-PE). Engenheiro civil, Augusto é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, da Agronomia e da Arquitetura e acatou ofício da Presidência do Confea, para a realização da sessão solene em homenagem aos profissionais, pelo segundo ano consecutivo.

Sobre a renovação da Frente Parlamentar, que se exaure em 31 de dezembro, José Tadeu foi enfático ao defender: “Entendo que, na próxima legislatura, temos que mantê-la e reconstituí-la para que nosso trabalho não retroceda. De quase 200 projetos que tramitam no Congresso, entre os seis ou sete que priorizamos, conforme a orientação da Frente, destaca-se o de carreiras de Estado. Estamos mudando um entendimento para que a Engenharia seja compreendida como fundamental para o desenvolvimento do país. Para isso, contamos com o empenho de todos vocês, profissionais e lideranças do Sistema”, sugeriu o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, que promoveu, na ocasião, o lançamento da 9ª edição do Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia.

Informação

Trav. L 16 nº 31 - Provedor I


Santana-AP - CEP: 68.927-372


Tel: (96) 3283-5173 / 99903-3835 / 98405-3456 (whatsApp)

JoomShaper